Today we launched our company in Brazil. In celebration, I offer a blog in Portuguese for the many people who are showing interest.
Escrevi um blog no início do ano e volto a publicar uma versão atualizada, pois hoje vi um artigo publicado na “Fast Company” , que enfatiza pontos valiosos. Quando escrevi eu estava visualizando o futuro. Desde que lançamos os nossos novos produtos no mercado, os quais tem como objetivo treinar os profissionais de RH em como liderar, gerir e apoiar a cultura, eu passei a ter tinha um veículo para fazer isso acontecer. Acreditamos que a gestão de cultura é possível, e quero oferecer estes produtos de apoio a organizações que pretendam desenvolver a sua cultura e tenham necessidade de construir uma capacidade interna maior para conseguir tal resultado. Esta capacidade permitirá que a área de HR consiga posicionar-se com uma contribuição de forma mais direta para o negócio.
A decada "00s marcou a ascensão da cultura como um fator importante de desempenho do negócio. Nos anos "60, "70, foi a vez de marketing e gerenciamento de marca, com o correspondente aumento da importância dos profissionais de marketing. Nos anos "80-"90 marcou o surgimento da tecnologia como fator essencial, do desenvolvimento do papel do CIO. Agora é a vez da cultura e o papel do líder de RH vem se transformando a partir do "velho gerente do departamento pessoal " em um parceiro estratégico fundamental para o negócio com um assento no topo, sentando-se lado a lado com o “top team” nas empresas.
Existem alguns símbolos que apontam para essa tendência:
- Em praticamente todas as principais empresas de consultoria, incluindo aqueles que um dia já “torceram o nariz” na hora de trabalhar com pessoas de RH, agora passaram a ter uma oferta na área "capital humano”. McKinsey, PWC, Accenture, etc. McKinsey, PWC, Accenture, etc etc. Etc Estes serviços foram o seu motor de crescimento nos últimos anos.
- CEOs e as empresas que enfatizam a cultura e pessoas estão ganhando maior cobertura da mídia. Jack Welch na GE foi uma das primeiras, e outros lideres como da Starbucks, Southwest Airlines, Google, Zappos, etc As pessoas querem trabalhar e comprar de empresas que colocam as pessoas e a cultura em primeiro lugar.
- Gastar em desenvolvimento de liderança está aumentando rapidamente.. Segundo a ASTD, somente nos Estados Unidos, as empresas gastaram 109.000 milhões dólares em 2005, aumentando para $ 134 bilhões em 200. Deste último montante, 29.500 milhões dólares americanos foram gastos em recursos externos.
Vejo uma série de fatores que combinados provocaram esse aumento da importância da cultura:
- Cultura tem sido identificada como a causa de muitos males corporativos, de falhas de concentração, às práticas antiéticas trazendo as empresas (Enron, etc), à crise financeira recente. Comportamento de liderança é o principal motor da cultura corporativa. Citação de Alan Greenspan: "O principal fator para prever se uma empresa vai ser honesta ou não é o caráter do seu CEO. Se o CEO estiver com o foco de seus relatórios de gestão em acompanhamento dos ganhos pessoais, essa atitude irá conduzir todo o regime contábil da empresa. Se ele ou ela insiste em tornar-se claramente um/uma representante objetiva dos valores da empresa, estando presente em negociações por exemplo, esse padrão irá reger os dados que são armazenados e os sistemas de auditoria".
- Com o envelhecimento dos baby boomers, há menos gente disponível para ocupar cargos de liderança. Um estudo de 2007 Bersin Associates mostrou que 53% das organizações enfrenta escassez de lideranças, nos níveis de gerência e diretoria de alto nível. Os talentos de uma empresa esperam uma cultura saudável.
- Geração X & Y não tem nenhum problema de deixar a sua empresa se não conseguir o que quer. A era de lealdade do empregado e do desejo de segurança não existe mais.
- O aumento do número de indústrias de serviços significa que a experiência de marca e os níveis de satisfação do cliente são muito mais intimamente ligados aos funcionários.
- Novas tecnologias impulsionaram mudanças nos métodos de trabalho e tomada de decisão (por exemplo, equipes globais, a qualidade da gestão da informação, a complexidade do processo decisório, a velocidade da mudança competitiva) trazendo maiores demandas para os líderes. O antigo estilo de “comando e controle”não irá funcionar mais, e os líderes precisam de uma competência de nível superior em áreas como inteligência emocional, auto-conhecimento, habilidades de comunicação e construção de relacionamento. Essas habilidades podem ser aprendidas e incorporadas como característica intrínseca da cultura.
- A ascensão das mulheres no mercado de trabalho mudou a “balança” mais para o colaborativo e reflexivo entre os elementos de gestão
- As empresas de recrutamento abordam de forma agressiva os melhores talentos de uma organização praticamente todos os dias, e essas pessoas precisam estar muito comprometidas e alinhadas com o seu empregador para resistir às tentações que recebem. Líderes estão recebendo treinamento através de coaching, na tentativa de aumentar o seu nível de engajamento, ao aprender a lidar de forma mais positiva com as situações que frustração.
- Fora do trabalho, tem havido um enorme aumento na atividade de desenvolvimento pessoal (pense no setor de livros de auto ajuda) e muitos líderes vem trabalhar já ciente de que existe uma relação entre a forma como eles pensam, como eles se comportam e os resultados que eles produzem . Essas pessoas querem o apoio ao desenvolvimento pessoal, incluindo treinamento, para ajudá-los a atingir um nível superior de desempenho.
Estou animada! Todos nós incluindo consultores, profissionais do setor de RH, os líderes empresariais - têm um papel para contribuir e ganhar com esta tendência, e provavelmente a responsabilidade de construir padrões mais elevados no comportamento das empresas. Estou pronta para explorar como podemos buscar esse objetivo de forma conjunta em sua empresa.
Saiba mais sobre o nosso índice de recursos de cultura aqui.